Em sessão solene Câmara Municipal, presta homenagem aos Professores

por ibt publicado 02/12/2013 16h05, última modificação 20/05/2015 20h13

Pela primeira vez a história do Legislativo de Ibitiara Professores são homenageados, através de convocação do Presidente, ocorreu nesta terça feira 15 de Outubro Dia do Professor, as 19:00h no plenário da Câmara Municipal a Primeira Sessão Solene na história da Câmara municipa, em homenagem a classe de docentes.

Com a presença dos Professores a Sessão foi iniciada com a apresentação dos Hinos, nacional e da Bahia, em seguida em vídeo foi exibida uma linda mensagem em homenagem a aos Mestres,  também apresentado O menestrel - William Shakespeare,  em seguida os parlamentares fizeram seus pronunciamentos, sempre exaltando a árdua tarefa de ensinar e sempre se colocando a disposição para melhoria da valorização da classe.

Em seu pronunciamento o Presidente da Casa Vereador Sivaldo Amorim – PCdoB,  lembrou o discurso da Professora Amanda Gurgel do Rio Grande do Norte ao citar  a frase “ nos colocam numa sala de aula com um quadro e um giz e querem que salvamos o país”, citou também a necessidade de políticas para valorização da Classe com melhores salário e condições de Trabalho.

Lembrou também dos saltos que a educação de Ibitiara teve ao citar a noticia  no Jornal Nacional a alguns anos destacando a qualidade da educação de Ibitiara, as matérias da revista Nova Escola, e também a Professora nota 10  e colocou a disposição dos mesmos, a Câmara de Vereadores para apoia-los sempre que necessário.

Foi apresentada também em áudio e vídeo a Biografia de Maria Marcolina Xavier, (Dona Sinhá) primeira Professora formada filha de Ibitiara, (In Memorian). A qual foi homenageada também pela Câmara, ao dar seu nome ao Certificado que foi entregue aos Professores em reconhecimento ao trabalho em favor do desenvolvimento da educação de Ibitiara.

Usou a Palavra em nome da Família Xavier, a Professora Nadira, sobrinha de Dona Sinhá, agradeceu emocionada á Câmara Municipal por proporcionar tal homenagem a sua Tia bem como a todos os Professores,  leu um poema, que foi apresentado quando Dona Sinhá completou 80 anos de idade, de autoria de sua também sobrinha Nadir Xavier, que não pode esta presente mas enviou a Câmara uma mensagem de agradecimento pela homenagem.

A Presidente do Conselho municipal de Educação Taíza Carvalho, parabenizou a Câmara e agradeceu também pela parceria do legislativo nas ações em beneficio da educação e dos docentes.

Ao final ao som do hino a Ibitiara, os Professores receberam das mãos dos Vereadores o Certificado Maria Marcolina Xavier e flores, bem como foi oferecido um coquetel.

Estiveram presentes, Professores em atuação e aposentados, familiares da Professora Sinhá, e diversas representações da sociedade.